Para a inauguração do nosso blog, trazemos esse grande lançamento da Editora Dimensão. A Revista ENSEJO apresenta em seu primeiro número o brilhantismo da figura de Regina Schnaiderman. Esta revista foi idealizada pelo diretor/presidente do Instituto e Clínica Dimensão: Eli Antônio Cury. Este projeto foi colocado à mesa em uma conversa durante o curso de Psicanálise e Cultura realizado em Goiânia/GO, com a coordenação de Miriam Chnaiderman. Durante nossa conversa foi colocado a necessidade de fazer uma homenagem a sua mãe, uma vez que suas grandes realizações ultrapassaram os limites da cidade de São Paulo/SP e Regina já era conhecida em vários lugares do Brasil.

Nesta edição é mostrada toda força intelectual e cultural dessa renomada mulher, uma grande mãe, amada professora, psicóloga e uma magnífica e criativa psicanalista.  Era conhecida e fez grandes interlocuções com eminentes personagens da cultura e da psicanálise brasileira e internacional. Trabalhou muito e conseguiu criar o seu próprio espaço de formação em psicanálise, junto ao Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo/SP), em tempos que o Brasil passava por momentos políticos difíceis.

Ela e seus parceiros citados ao longo da revista enfrentaram grandes desafios e dificuldades para que seu conhecimento pudesse ser transmitido e reconhecido dentre os psicanalistas brasileiros.

Em um momento que a psicanálise encontrava se separada por instituições Lacanianas, Kleinianas e Bionianas em sua maioria, ela traz uma proposta de que se pode e se deve estudar tudo relacionado com a psicanálise e a cultura, mas que a vertente principal teria de ser Freud.

Essa mulher enfrentou todo um mundo sem nunca abandonar seu espirito materno, criou de forma maestral não apenas seus filhos biológicos, como também outros tantos, filhos de consideração igualmente amados.

A Dimensão representada por sua clínica, sua livraria e seu instituto, se orgulha profundamente de lançar essa obra prima e de extrema importância para o registro e a história do movimento psicanalítico brasileiro.

Dimensão 40 Anos.

Para adquirir a revista ENSEJO, entre em contato com o Instituto, Clínica e Livraria Dimensão. (Clique Aqui)

Resenha: Eli Antônio Cury, Alessandro Borges e Gabriel Rotulo.